Como avalia o nosso blogue ?

O Nosso Blogue

Este blogue é um produto final de um trabalho baseado em várias pesquisas acerca do fenómeno de hooliganismo, realizado por 3 alunos da Escola Secundária de Pinheiro e Rosa, no âmbito da área descipinar não curricular de Projecto Tecnológico, leccionada no 12ºano do Curso Tecnológico de Desporto. Neste blogue apresentam-se várias definições básicas acerca do hooliganismo, isto é, uma introdução e um guia geral a envolver tudo de relevante no que diz respeito a este mesmo tema, exemplos deste fenómeno e apresenta-se também a distinção de casos violentos conforme os países, tal como a explicitação dos possíveis intervenientes. Este blogue tem como objectivos expor o trabalho realizado e também manter uma discussão animada acerca de vídeos, imagens, artigos e outros exemplos reais, de forma a criar uma imagem para cada ponto a discutir e partilhar opiniões entre os visitantes do blogue e os criadores do mesmo.

Oriente-se apartir da barra lateral situada no lado direito do blogue para navegar pelo mesmo.

Esperemos que aprecie o nosso blogue e aguardamos a sua opinião.

As Mesagens e os Comentários

Para que o blogue se torne dinâmico organizámos o mesmo da seguinte forma: ao seu lado esquerdo estão separadores dos vários sectores do blogue com definções do vários temas acerca do hooliganismo. No que diz respeito a notícias novas, estas aparecem na página principal com uma referência ao sector a que dizem respeito. As mensagens são relativas a novidades e acontecimentos marcantes que digam respeito à nossa área de trabalho, pode comentar para expôr a sua opinião ou dúvida e esperamos conseguir esclarecer o que for preciso. Agradecemos também que consulte o sector das melhorias do blogue, para expôr a sua sugestão para um melhor funcionamento deste blogue.

Agradecemos e esperamos que se divirta.

Sector 6 - Hooligans -> Países -> Violência

     A violência nos estádios é um dos temas abordado neste blogue, sendo esta violência praticada por qualquer elemento presente no estádio, tendo em especial atenção os hooligans. Neste artigo o tema relevante são os adeptos e hooligans que partilham esta atitude agressiva focando principalmente o país onde estes actuam, ou seja, trata de avaliar os comportamentos violentos presentes nos jogos com base nos países, comparando vários destes países tentando encontrar algumas semelhanças e diferenças.
     Conclui-se que o país onde os hooligans actuam é um dos factores principais que decide o tipo de agressividade praticada e a gravidade da mesma, dado que a segurança, os hábitos e a própria mentalidade dos adeptos varia de país para país.
     Seleccionámos então países como a Inglaterra, Rússia, Polónia, Itália, Holanda e a Turquia para apresentar o fenómeno do hooliganismo, para depois avaliar.

Os hooligans ingleses:
     Foi na Inglaterra onde eles surgiram e notícias e vários artigos comprovam acontecimentos violentos e marcas que deixaram em vários estádios do país. A Inglaterra é um país onde o número de apoiantes/adeptos é enorme, o aumento e a regularidade da violência é um fenómeno difícil de controlar.
     Este país fica assim conhecido como progenitor de hooligans violentos e devastadores, que usam a força e a destruição como principal instrumento para criar distúrbios.

"Video a representar os estragos, e revoltas dos hooligans ingleses"

Os hooligans russos:
    Os hooligans presentes na Rússia são dos mais temidos nos dias de hoje, a violência nos estádios de futebol russos não é nenhuma novidade mas no passado não era tão agressiva e frequente como nos últimos anos.
     Hoje em dia já foram implementadas regras e leis que evitam a violência mas diminuem a destruição de espaços e o sofrimento de inocentes. Este estatuto foi adquirido como consequência de um acordo que decidiu organizar lutas entre claques hooligans, ou seja, decidiram permitir a luta entre claques mas fora dos estádios, envolvendo só as claques e se possível sem o uso de armas.
     Comparando assim os hooligans russos com os ingleses, podemos concluir que a destruição de espaços e o sofrimento e dano causado a inocentes é menor na Rússia.

"Video que demonstra uma luta entre os hooligans do Spartak contra os do Zenit, na Rússia"

Os hooligans polacos:
     O hooliganismo na Polónia é uma actividade recente o que não significa que seja inofensiva, pelo contrário, dado que a Polónia ainda não conhecia esta situação de conflitos, mostra imensas dificuldades no que diz respeito ao controlo dos hooligans que actuam neste país. Não é muita a população associada ao hooliganismo mas é muito violenta e pouco controlada o que faz com que os hooligans actuem com armas e outros objectos muito agressivos, notícias de mortes e ferimentos têm vindo a aparecer cada vez mais nos jornais e na televisão polaca.
     Comparando este grau e tipo de violência ao dos outros países, conclui-se que se não for controlada rapidamente, esta situação pode vir a piorar, sendo agora mais agressiva que na Rússia mas menos que na Inglaterra, tendo em conta que este, entre os países já referidos é onde o uso de armas é mais frequente.

"Video que demonstra o tipo de agressão existente na Polónia"

Os hooligans italianos:
     Os hooligans italianos não são conhecidos mundialmente pela violência praticada mas sim pelas obras de artes produzidas por eles durante os jogos. O hooliganismo em Itália tem como principal objectivo apoiar os jogadores dos respectivos clubes, realizando isto com coreografias, canções, danças, bandeiras enormes e inúmeras outras formas de apoio. A violência não é inexistente, dado que nos anos passados têm aparecido alguns artigos sobre feridos e uma ou outra destruição de espaços, mas comparando este país aos anteriores pode-se concluir que o hooliganismo é uma arte e não um exército de destruição.
     A Itália é então apologista da existência de hooligans nestas condições e considera alguns estragos e feridos como acontecimentos vulgares no mundo do futebol.

"Este video contém uma abordagem as atitudes dos hooligans italianos em confronto com os ingleses"

Os hooligans holandeses:
     Os holandeses são conhecidos como a população mais tolerante e paciente do mundo, porém é na Holanda que se encontram grupos e firmas de hooligans muito violentas, os manifestantes agressivos da Holanda são comparados aos ingleses, visto que usam muito a agressão para exprimirem os seus princípios e tal como na Inglaterra, sem serem muito controlados, expandem-se pelo país todo. Na Holanda são quatro equipas destacadas que são apoiadas fortemente por grupos hooligans, nomeadamente o Feyenoord, Ajax, FC Den Haag e por último FC Utrecht.
     Em comparação com outros países podemos agrupar os hooligans holandeses aos ingleses no que diz respeito ao grau de violência e a quantia de claques e adeptos hooligans.

"Video que demostra uma organização de hooligans holandeses e algumas atitudes e acções dos mesmos"

 Os hooligans turcos:



     A Turquia é conhecida como o país que tem os apoiantes mais fanáticos e apaixonados por futebol do mundo, o elo estabelecido entre religião e desporto por parte dos apoiantes turcos é de tal maneira forte que existem membros apoiantes preparados a matar para defender a sua honra e os seus ideais. Os hooligans na Turquia são grupos ou firmas organizadas, os hooligans estão dissolvidos entre a população e agem muitas vezes por si ou em grupos pequenos. Os hooligans turcos são então muito agressivos e aparecem muitas vezes em notícias como dos mais agressivos a nível mundial.

     Em comparação com os outros países a Turquia é considerada com os adeptos mais fanáticos, parecem não ter muita consideração na Europa dado que o nível de jogo de futebol não é muito elevado, mas acabam por ganhar a respectiva atenção quando os torneios internacionais trazem equipas famosas a competir na Turquia.

"Video a demonstrar a agressão praticada por hooligans turcos"

Sem comentários:

Enviar um comentário